Menu

Introdução

Definição

A onfalite é uma infeção da pele e dos tecidos moles do umbigo e regiões circundantes. Se não for tratada, pode atingir uma maior área da parede abdominal e tecidos profundos ou causar infeção generalizada.

Frequência

A idade média de aparecimento é entre os 5 e os 9 dias de vida, sendo rara nos países desenvolvidos. Não existem diferenças entre género, embora os rapazes apresentem pior prognóstico.

Causa

Os fatores de risco de onfalite são: parto pré-termo, baixo peso ao nascimento, rotura prolongada de membranas, infeção materna, uso de catéteres umbilicais, parto sem assépsia e parto em casa.

Sinais e sintomas

A doença localizada caracteriza-se por drenagem purulenta ou com cheiro fétido através do coto umbilical, associada a inchaço, vermelhidão e maior sensibilidade cutânea na região periumbilical. Em alguns casos pode ocorrer sangramento.

A infecção pode estender-se para as zonas circundantes, podendo a pele ficar com uma coloração violácea, com inchaço, vermelhidão e, por vezes, vesículas e bolhas.

Sinais gerais como diminuição da atividade, irritabilidade, recusa ou intolerância alimentar e febre são sugestivos de complicação ou infecção grave. Nestes casos, a progressão da doença pode levar a disseminação da infecção e a compromisso de funções vitais manifestado por febre alta ou baixa, alteração dos batimentos cardíacos, pressão arterial baixa, dificuldade em respirar, distensão abdominal e fraqueza muscular.

O que fazer

Em caso de suspeita de onfalite deve consultar o seu médico.

Tratamento

No tratamento de recém-nascidos com onfalite não complicada está indicada a administração endovenosa de antibióticos. Este tratamento deverá ter uma duração mínima de 10 dias, podendo nas situações não complicadas e nos lactentes maiores ser completada por via oral. A melhoria clínica, com redução visível dos sinais inflamatórios, deve ser notada nas primeiras 12 a 24 horas depois do início dos antibióticos.

A ausência de resposta à terapêutica pode significar progressão da doença e o recém-nascido deve ser submetido a reavaliação médica.

A cirurgia pode ser necessária no tratamento das complicações.

Evolução / Prognóstico

A evolução da onfalite é geralmente favorável e não provoca sequelas. No entanto, pode associar-se a elevada morbilidade e mortalidade se existirem complicações, nomeadamente, infeção generalizada.

O género masculino, o parto pré-termo, o baixo peso ao nascer, o parto sem assépsia e as alterações da temperatura são fatores de risco associados a pior prognóstico.

Prevenção / Recomendações

Recomenda-se, por rotina, a limpeza seca do coto umbilical. A exceção deve ser nos países em desenvolvimento ou nos partos sem assépsia, onde as soluções tópicas anti-sépticas estão indicadas.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail