Menu

Introdução

Definição

É um síndrome que se inicia após a primeira menstruação (menarca). Baseia-se num conjunto de sinais e sintomas que associam conceitos relacionados com irregularidades menstruais, clínica de hiperandrogenismo (como aumento da pilosidade ou acne) e/ou ovários poliquísticos à ecografia, sendo que a presença isolada de ovários poliquísticos não é sinónimo de diagnóstico da síndroma.

Esta, envolve diversos órgãos e causa diversas alterações metabólicas, sendo frequente cursar com obesidade e alterações do metabolismo da insulina, que podem significar um aumento do risco cardiovascular na vida adulta. A Síndroma do ovário poliquístico tende a melhorar com a idade, podendo resultar em problemas relacionados com a infertilidade, porém nem sempre presente pelo que uma contraceção eficaz se mantém indispensável.

Frequência

Na adolescência tem uma prevalência de 11 a 26%, representando a principal causa de irregularidades menstruais e hiperandrogenismo.

Causa

É uma síndroma poligénica influenciada por factores ambientais, hormonais e genéticos, resultando num aumento dos androgénios circulantes.

Sinais e sintomas

A adolescente apresenta-se frequentemente com irregularidades menstruas, na sua maioria com ciclos menstruais longos (>35-45 dias), assim como acne intenso e resistente aos tratamentos dermatológicos e/ou pilosidade moderada a intensa, predominantemente na face, tronco, abdómen e coxas. São frequentemente jovens obesas, deprimidas ou ansiosas com o seu aspecto físico. Poderá existir ainda uma alteração já conhecida do metabolismo dos lípidos e/ou insulina.

O que fazer

A perda de peso, apostando numa alimentação saudável e prática de exercício físico, é uma medida importante que poderá ser iniciada de imediato, com bons resultados. A adolescente deverá posteriormente iniciar um acompanhamento médico adequado, de forma a confirmar-se o diagnóstico e iniciar terapêutica. Em casos em que se justifique, um acompanhamento psicológico tem também lugar de destaque.

Tratamento

O tratamento foca essencialmente a perda de peso e prática de exercício físico adequada que, de forma isolada, são eficazes na diminuição dos androgénios e melhoria da sintomatologia. O uso de contraceptivos orais combinados com progestativo antiandrogénico ou progestativo cíclico com o mesmo perfil serão também cruciais na melhoria da sintomatologia. Se o seu uso for contraindicado poderão ser usados outros compostos com perfil antiandrogénico de forma isolada, ou em associação de forma a potenciar a acção antiandrogénica da terapêutica como um todo, neste último caso na ausência de contraindicações. O uso de antidiabéticos orais poderá ser útil em casos de obesidade ou alterações do metabolismo da insulina. 

Evolução / Prognóstico

A Síndroma do Ovário Poliquístico é transversal à vida da mulher, com implicações relevantes na infância e adolescência, na vida reprodutiva e crucial impacto no risco cardiovascular da mulher adulta. Assim, um adequado controlo hormonal irá não só contribuir para a regularização das menstruações e melhoria do impacto físico e psicológico, como também terá um papel importante na fertilidade futura, prevenção do cancro do endométrio, disfunção metabólica e patologia cardiovascular, todos riscos inerentes à história natural da síndroma.

Prevenção / Recomendações

O reconhecimento dos sintomas e do impacto psicológico, assim como a educação das adolescentes e pais da importância das alterações do estilo de vida, podem ser cruciais para a melhoria da qualidade de vida das adolescentes. Poderá ser indicado um acompanhamento psicológico das jovens, uma vez que a sua aparência física e possível impacto na fertilidade futura simboliza frequentemente um factor de isolamento e ansiedade.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail