Menu

Como colaborar

 

É profissional de saúde e quer participar como autor/a? 

Convidamos os profissionais de saúde que se achem com vontade, com conhecimentos e com experiência que queiram partilhar, a contactar o Secretariado da PEDIPEDIA que os encaminhará para a equipa coordenadora da respectiva Especialidade para avaliação das suas propostas de colaboração. 

Os temas estão agrupados por Especialidades / Competências da área da saúde infantil sob a responsabilidade de um Coordenador - especialista de reconhecido mérito na sua área de actuação - que reuniu uma equipa de adjuntos da sua confiança. Cada Especialidade constitui-se em Conselho de Especialidade, dotado de autonomia científica, que escolhe os temas a abordar e respectivos autores.

O objectivo da PEDIPEDIA é produzir uma enciclopédia online e não apenas publicar um conjunto de artigos médicos sem uma orientação comum. Os temas serão apresentados segundo modelos pré-preparados para garantir, dentro do possível, a uniformidade e coesão editorial da PEDIPEDIA.

Desafiamos os autores a escreverem cada tema para dois públicos-alvo seleccionados:

  1. Profissionais de saúde: deverá ser um artigo técnico-científico prático, conciso, com informação clínica relevante e actualizada, sempre que possível ilustrado, apoiado em bibliografia recente, destinado a apoiar os profissionais na resolução de problemas do dia-a-dia para os quais não foram especialmente preparados.
  2. Famílias: texto mais breve, escrito de forma acessível, com o objectivo de ajudar pais e cuidadores a identificar problemas concretos e resolver situações urgentes. Contém conselhos sobre como tomar decisões correctas, a situar-se e aos seus filhos perante a doença, a equipa prestadora de cuidados, a família, a sociedade e o futuro.

Cada tema poderá ser assinado por mais de um autor, que constará do índice geral de autores. Para garantir a qualidade científica da PEDIPEDIA todos os temas deverão ser revistos por pares, constando em cada artigo a(s) Especialidade(s) em que se insere, os nomes do Autor e do Revisor e a data da revisão. Os autores deverão, por seu lado, fazer reavaliações/ actualizações periódicas (e sempre que o entenderem) dos seus textos, de forma a acompanhar a evolução e o progresso dos conhecimentos médicos.

Queremos fazer crescer a PEDIPEDIA pelo que a sua colaboração é muito bem-vinda. Para mais informações sobre participação como autor/a ou revisor/a contacte-nos.

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail