Menu

Introdução

Definição

A Síndrome de enterocolite induzida por proteínas alimentares (FPIES em inglês) é um tipo de alergia alimentar provocada por proteínas de determinados alimentos (leite de vaca e soja, peixe, vegetais, fruta, cereais), caracterizada pelo aparecimento de sintomas gastrointestinais após a sua ingestão. 

Frequência

É mais frequente no primeiro ano de vida e pode ser confundida com gastroenterite aguda, pelo que a sua correcta identificação é importante.

Causa

É uma reacção do sistema imunitário contra algumas proteínas de alimentos.

Sinais e sintomas

A criança apresenta vómitos persistentes, acompanhados de palidez, prostração e por vezes diarreia. Estes sintomas ocorrem geralmente mais de 1 hora após a ingestão do alimento cujas proteínas provocam alergia. Entre os episódios a criança encontra-se sem sintomas, desde que não ingira o referido alimento.

O que fazer

Parar de imediato a ingestão do alimento e iniciar logo que possível a hidratação da criança em casa (ou noutro local) com soluções de reidratação oral disponíveis na farmácia e transportá-la para o serviço de urgência hospitalar.

Tratamento

Hidratação oral ou endovenosa (no hospital); possível necessidade de medicamentos anti-náuseas/vómitos e/ou corticóides (a decidir pelo médico). 

Evolução / Prognóstico

Depende do tipo de alimento: se leite de vaca ou bebida de soja, a doença geralmente resolve aos 3 anos; se alimento sólido e em criança já com história anterior de outras alergias, o FPIES terá uma duração maior e com maior risco de reações graves.

Prevenção / Recomendações

Remoção desse(s) alimento(s) da dieta, com seguimento regular em consulta Pediátrica para avaliar e acompanhar a criança, o seu crescimento e a alimentação habitual.  Após um período de tempo sem a ingestão do alimento provocador, será realizada no hospital uma “Prova de provocação oral que consiste na ingestão de pequenas porções do alimento, com supervisão médica, para avaliar a possível cura da doença. 

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail