Menu

Introdução

A dor anterior do joelho é um tema complexo e controverso. Tem nomeclatura e classificações confusas e sobreponíveis. Inclui o sindrome femoro - patelar, sindrome rotuliano doloroso e é uma dor sentida anterior no joelho. Ausência de relação entre a intensidade da dor e o alinhamento clínico ou imagiológico do aparelho extensor.

Exclui: Patologia peripatelar (bursite pré-patelar, doença de Osgood-Schlatter ou Sinding Larsen Johansson, tendinite rotuliana / quadricipital, sindrome da banda íleo-tibial), lesões traumáticas (fractura osteocondral, luxação rotuliana), instabilidade ou artrose femoro-patelar. 

É uma das mais frequentes patologias osteoarticulares, tem uma componente psicologica e tem um grande impacto socioeconómico. 

Sinais e sintomas

Os sintomas mais comuns são uma dor sentida anterior no joelho, sem aumento de volume, em marioria dos casos com um início insidioso. A dor é vaga e mal localizada, descrita como desconforto profundo e pode ter uma incapacidade franca.

A dor é mecânica e agravada por: escadas/planos inclinados, mais ao descer e depois de periodos sentado ou flexão prolongada (sinal do cinema).

O que fazer

Se a sua filha / o seu filho tem estes sintomas deve ser observado por um profissional de saúde. Este ira observar o joelho e dependente da clínica será encaminhado para ser observado por um ortopedista.

Tratamento

O tratamento na grande marioría dos casos é conservador. O objectivo do tratamento conservador é retornar a uma situação asimptomatica. O tratamento deve ser individualizado e por um período de pelo menos 3 a 6 meses conservador. Inclui: 

  • Mudança de actividades:
    • Diminuição das cargas na articulação femoro-patelar
    • Diminuição das actividades que induzem sintomas
    • Diminuição do contacto com “frio”/ GELO
  • Anti-inflamatórios não esteróides por um período prolongado 
  • Condroprotectores- glucosamina/condroitina

Fisioterapia 

O tratamento cirúrgico tem indicação após ausência de resposta ao tratamento conservador durante pelo menos 3 a 6 meses e em sintomatologia persistente intensa e incapacitante.

Evolução / Prognóstico

O tratamento conservador é eficaz em 91% dos casos (Sanchis-Alfonso - anterior Knee Pain and Patellar instability 2006).

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail