Menu

Introdução

O que é um RX simples?

Designa-se por radiografia simples (RX simples) uma radiografia ao corpo em que não se introduz contraste. Apenas certas estruturas são visualizadas (exemplo: osso, ar, etc.).

Porque se faz um exame de RX?

Permite pela imagem diagnosticar uma anomalia que seja a causa ou esteja relacionada com a doença do seu filho.

Como se realiza um RX simples?

Quais os profissionais que intervêm no exame?

O Técnico de Radiologia: O exame é realizado por um Técnico, com preparação e treino para realizar exames à idade pediátrica.

O Auxiliar (Assistente Operacional) ajuda, caso necessário, a segurar a criança

O Médico Radiologista pode orientar tecnicamente certos exames, interpreta as imagens e emite um relatório do exame a pedido do Clínico.

Preparação para o exame

RX simples (crânio, tórax, membros), não necessita de preparação.

Rx da coluna (lombar, sagrada, coccígea) e Rx da coluna – Extra longa aconselha-se preparação. É conveniente o intestino estar limpo para melhor visualização das vértebras pelo que a preparação recomendada na nossa instituição é:

A partir dos 3 anos

  • Na véspera faz uma dieta pobre em resíduos (sem hortaliça, leguminosas, feijão, grão). Faz um clister de limpeza suave
  • No dia do exame, põe outro clister de limpeza suave. Pode comer.

Durante o exame

O exame é realizado na sala de RX.

Para se fazer um exame nas melhores condições de segurança, o equipamento de RX e o material utilizado devem estar adequados ao grupo etário do seu filho.

O posicionamento correcto da criança é fundamental para a realização destes exames. Consoante o tipo de exame a realizar e a idade da criança o exame pode ser feito deitado, sentado ou de pé.

A sua presença junto à criança pode ser necessária, caso ela ainda não seja capaz de colaborar sozinha. Se estiver grávida, não poderá ficar na sala do exame, na impossibilidade de trazer outro acompanhante. Um profissional com experiência poderá substitui-la.

Conforme a zona a examinar, pode ser necessário despir a roupa e /ou vestir uma bata.

Após o exame

A criança pode voltar à sua actividade, de acordo com a sua situação clínica.

O exame fica disponível na data prevista, consoante a urgência.

A pedido clínico, o médico radiologista elabora um relatório do exame que lhe será transmitido pelo médico do seu filho.

Prevenção / Recomendações

Quais os riscos?

Os Serviços de Radiologia dispõem de equipamentos de radiologia e de reanimação de acordo com as normas de segurança em vigor. Os riscos são mínimos. Pode haver risco de queda da criança da mesa do exame, pelo que há particular cuidado.

Qual é o risco da irradiação?

Nenhum risco foi demonstrado nos pacientes devido às doses de RX (radiação ionizante) muito baixas emitidas aos pacientes e as precauções para limitar ao mínimo a zona a examinar. A titulo de exemplo uma radiografia simples corresponde à exposição natural (sol) duma viagem de avião durante 4 horas.

A formação dos Profissionais (Médicos, Técnicos, Enfermeiros, Assistentes Operacionais), o controlo rigoroso dos equipamentos e das salas de exame contribuem para que a dose de radiação seja a dose mais baixa necessária para obter um exame com qualidade suficiente para permitir o diagnóstico.

Explicar à sua criança o exame

Deve explicar à sua criança de forma simples o que acontece durante o exame. Tranquilize–a,  afirmando que estará sempre junto dela. O exame é indolor.

A reter
  • A radiografia simples é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx). É indolor.
  • Não necessita de preparação, excepto os exames à coluna lombar e sagrada onde é desejável o intestino estar limpo. Seguir as recomendações do Serviço de radiologia.
  • É importante a colaboração da criança e a sua imobilização, pode acompanha-la durante o exame caso não esteja grávida.
  • O radiologista pediátrico interpreta o exame e elabora o relatório.
  • O resultado ser-lhe-á comunicado e explicado pelo médico assistente.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail