Menu

Sobre nós

 

O que é a PEDIPEDIA?

A PEDIPEDIA é um recurso pedagógico online, de acesso gratuito, para apoio à prática clínica, à formação na área da saúde infantil e simultaneamente um meio de divulgar conhecimentos práticos na área da saúde às famílias (pais e cuidadores), às crianças, aos jovens e adolescentes - cerca de 1/3 da população mundial.

A PEDIPEDIA pretende ser ainda um canal privilegiado de cooperação entre os diversos países lusófonos na área da saúde.

Porquê?

A patologia pediátrica mais complexa exige uma abordagem interdisciplinar, a cargo de especialistas de múltiplas áreas médicas e cirúrgicas, sediados nos grandes centros de referência. A internet é a fonte de informação clínica mais consultada por estes profissionais.

As crianças/ jovens/ adolescentes doentes nos países lusófonos (e não só) são geralmente assistidos por médicos sem formação especializada na área pediátrica. Os dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde alertam-nos para números elevados de mortalidade infantil na maioria dos países de língua oficial portuguesa, bem como para um baixo rácio de profissionais de saúde por habitante.

Os jovens e adolescentes, assim como as suas famílias (pais e cuidadores), procuram cada vez mais, na internet, resposta para as suas dúvidas. Verifica-se que embora exista imensa informação, esta é muitas vezes apresentada de forma dispersa, não interligada, não assinada, nem sempre credível.

Actualmente o português é a 5ª língua mais utilizada online, com mais de 120 milhões de utilizadores.

Missão

Facultar on line, de forma fundamentada e com linguagem apropriada aos destinatários, conhecimentos e informação útil e relevante sobre as patologias especificas da idade pediátrica.

Destinatários

A PEDIPEDIA foi concebida para dois tipos de destinatários: profissionais de saúde e famílias (pais e cuidadores) pelo que cada tema é redigido tendo em conta os respectivos destinatários.

Os conteúdos poderão vir a ser disponibilizados para utilização como textos de apoio ao ensino escolar obrigatório, ou ao ensino universitário segundo moldes a definir. Esta linha pode vir a ser explorada em conjunto com entidades oficiais e/ ou editoras privadas.

Objectivos

Apoiar os médicos e restantes profissionais de saúde, que na sua prática diária não têm possibilidade de recorrer a hospitais terciários ou médicos especialistas, tirando partido das novas tecnologias de informação e comunicação.

Disponibilizar a pessoas sem formação médica – adultos e jovens - o acesso gratuito a conhecimentos que permitam uma compreensão e acompanhamento mais próximo de situações clínicas correntes.

Edição, coordenação e autoria

A PEDIPEDIA é editada por um grupo de profissionais de saúde de excelência, congregados na ASAU - Associação de Apoio à Saúde, uma associação de direito privado sem fins lucrativos (ONGD), em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Equipa editorial da PEDIPEDIA:

  • Prof. Doutor Fernando Mena Ferreira Martins - Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Católica Portuguesa (Editor-chefe)
  • Dra. Maria da Graça Gonçalves - Clínica Amamentos, Lisboa
  • Prof. Dr. José C. Guimarães - Hospital de S. Francisco Xavier, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
  • Prof. Doutora Guiomar Gonçalves de Oliveira - Hospital Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Prof. Dra. Almerinda Cardoso Pereira - Hospital de Braga
  • Dra. Joana Figueiredo - ASAU (ONGD) - Editora técnica
  • Enf. Diana Soares - Editora para as redes Sociais

Neste projecto estão envolvidos centenas de autores, coordenados por especialistas de 53 áreas de Medicina, assessorados por cerca de 350 especialistas de referência nas suas respectivas áreas de actuação.

Convidamos os profissionais de saúde que se achem com vontade, com conhecimentos e com experiência que queiram partilhar, a colaborar na PEDIPEDIA.

Responsabilidade social

A PEDIPEDIA foi desenvolvida pela ASAU, Associação de Apoio à Saúde, uma ONGD exclusivamente norteada por princípios filantrópicos e sociais. Como projecto sem fins lucrativos, as receitas que se venham a gerar serão utilizadas em projectos/ programas que contribuam para a melhoria da saúde e bem-estar das crianças, jovens e adolescentes, segundo moldes a definir em Assembleia Geral pela ASAU, sua promotora.

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail