Menu

Introdução

Definição

É um síndrome que se inicia após a primeira menstruação (menarca). Baseia-se num conjunto de sinais e sintomas que associam conceitos relacionados com irregularidades menstruais, clínica de hiperandrogenismo (como aumento da pilosidade ou acne) e/ou ovários poliquísticos à ecografia, sendo que a presença isolada de ovários poliquísticos não é sinónimo de diagnóstico da síndroma.

Esta, envolve diversos órgãos e causa diversas alterações metabólicas, sendo frequente cursar com obesidade e alterações do metabolismo da insulina, que podem significar um aumento do risco cardiovascular na vida adulta. A Síndroma do ovário poliquístico tende a melhorar com a idade, podendo resultar em problemas relacionados com a infertilidade, porém nem sempre presente pelo que uma contraceção eficaz se mantém indispensável.

Frequência

Na adolescência tem uma prevalência de 11 a 26%, representando a principal causa de irregularidades menstruais e hiperandrogenismo.

Causa

É uma síndroma poligénica influenciada por factores ambientais, hormonais e genéticos, resultando num aumento dos androgénios circulantes.

Sinais e sintomas

A adolescente apresenta-se frequentemente com irregularidades menstruas, na sua maioria com ciclos menstruais longos (>35-45 dias), assim como acne intenso e resistente aos tratamentos dermatológicos e/ou pilosidade moderada a intensa, predominantemente na face, tronco, abdómen e coxas. São frequentemente jovens obesas, deprimidas ou ansiosas com o seu aspecto físico. Poderá existir ainda uma alteração já conhecida do metabolismo dos lípidos e/ou insulina.

O que fazer

A perda de peso, apostando numa alimentação saudável e prática de exercício físico, é uma medida importante que poderá ser iniciada de imediato, com bons resultados. A adolescente deverá posteriormente iniciar um acompanhamento médico adequado, de forma a confirmar-se o diagnóstico e iniciar terapêutica. Em casos em que se justifique, um acompanhamento psicológico tem também lugar de destaque.

Tratamento

O tratamento foca essencialmente a perda de peso e prática de exercício físico adequada que, de forma isolada, são eficazes na diminuição dos androgénios e melhoria da sintomatologia. O uso de contraceptivos orais combinados com progestativo antiandrogénico ou progestativo cíclico com o mesmo perfil serão também cruciais na melhoria da sintomatologia. Se o seu uso for contraindicado poderão ser usados outros compostos com perfil antiandrogénico de forma isolada, ou em associação de forma a potenciar a acção antiandrogénica da terapêutica como um todo, neste último caso na ausência de contraindicações. O uso de antidiabéticos orais poderá ser útil em casos de obesidade ou alterações do metabolismo da insulina. 

Evolução / Prognóstico

A Síndroma do Ovário Poliquístico é transversal à vida da mulher, com implicações relevantes na infância e adolescência, na vida reprodutiva e crucial impacto no risco cardiovascular da mulher adulta. Assim, um adequado controlo hormonal irá não só contribuir para a regularização das menstruações e melhoria do impacto físico e psicológico, como também terá um papel importante na fertilidade futura, prevenção do cancro do endométrio, disfunção metabólica e patologia cardiovascular, todos riscos inerentes à história natural da síndroma.

Prevenção / Recomendações

O reconhecimento dos sintomas e do impacto psicológico, assim como a educação das adolescentes e pais da importância das alterações do estilo de vida, podem ser cruciais para a melhoria da qualidade de vida das adolescentes. Poderá ser indicado um acompanhamento psicológico das jovens, uma vez que a sua aparência física e possível impacto na fertilidade futura simboliza frequentemente um factor de isolamento e ansiedade.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail