Menu

Introdução

Definição

A patologia mamária na adolescência engloba uma multiplicidade de entidades clinicas que incluem desde as alterações do desenvolvimento mamário, nódulos mamários e corrimentos mamários.

O aparecimento da mama e o seu desenvolvimento são marcos importantes para a transição para a idade adulta As principais alterações ocorrem na puberdade sob influência das hormonas ováricas. A maturação por vezes prossegue assimetricamente devido à flutuação hormonal e à variação da sensibilidade do tecido mamário ao estímulo.

Frequência

A anomalia mais frequente das alterações do desenvolvimento mamário é a politelia (mamilo acessório). Menos comumente é encontrado tecido mamário acessório que se encontra habitualmente ao longo da linha que se estende desde a região axilar à região inguinal. A assimetria mamária é uma queixa frequente da adolescente que pode ser pronunciada quando a mama está em formação.

Causa

As causas mais frequentes de patologia mamária na adolescência são autolimitadas e associadas a flutuações hormonais e à variação da sensibilidade do tecido mamário ao estímulo. Observam-se por vezes regressão incompleta na linha embriológica do leite que se estende desde a região inguinal até à região axilar, com tecido mamário acessório. 

Sinais e sintomas

A maioria das situações são assintomáticas mas em alguns casos poderá ser referida dor, relacionada com estímulo hormonal. (consultar mastalgia)

O que fazer

A observação da adolescente em relação à formação da mama e aparecimento dos caracteres sexuais secundários são informações importantes na deteção precoce de alterações.

Existem perturbações do desenvolvimento mamário, que apesar de raros, estão associados a malformações em outros órgãos pelo que será importante consultar um médico.

Tratamento

Nestas idades deve-se ser prudente perante uma anomalia mamária. Manter-se em vigilância e aguardar durante um tempo razoável será benéfico.

O tratamento para a maioria destas condições será cirúrgico, devendo aguardar a sua programação após completar os 18 anos de idade pois será quando se verifica o completo desenvolvimento da mama.

Evolução / Prognóstico

A evolução e o prognóstico da maioria das anomalias do desenvolvimento mamário depende da orientação correta, quer no timing quer na proposta cirúrgica, sendo importante para o seu sucesso, equipas multidisciplinares.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail