Menu

Introdução

Definição

O vómito é a expulsão forçada do conteúdo do estômago. É importante diferenciar o vómito da regurgitação, esta última é o retorno do conteúdo do estômago, sem esforço ou contracção dos músculos abdominais. A regurgitação é frequente nos recém-nascidos e é conhecido como “bolçar”.

Causa

Pode haver muitas causas na origem dos vómitos no recém-nascido. Entre as hipóteses de diagnóstico mais frequentes, inclui-se o refluxo gastroesofágico (ver Refluxo gastroesofágico – abordagem médica), a estenose hipertrófica do piloro e a obstrução do intestino (ver Oclusão intestinal). Outra causa frequente de vómitos nesta idade é a infecção, nomeadamente a infecção urinária (ver Infecção urinária).

Sinais e sintomas

Para o diagnóstico da causa subjacente é importante saber quanto tempo depois da alimentação ocorrem os vómitos, o seu aspecto e cor.

O vómito repetido e em jacto pode indicar um estreitamento ou obstrução da saída do estômago (estenose hipertrófica do piloro).

A obstrução do intestino delgado pode produzir um vómito amarelo-esverdeado.

Os vómitos podem estar associados a outros sintomas como a febre, diarreia com ou sem sangue e qualquer uma destas situações justifica observação pelo médico.

O que fazer

No primeiro mês de vida, o vómito pode acontecer esporadicamente mas qualquer bebé que vomite nesta fase deve ser avaliado pelo seu médico assistente, que eventualmente irá solicitar exames de diagnóstico.

Tratamento

O tratamento depende da causa dos vómitos.  

Evolução / Prognóstico

A evolução/ prognóstico depende da causa.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail