Menu

Introdução

Definição

Os sopros cardíacos correspondem ao som produzido pelo fluxo de sangue a passar nas estruturas do sistema cardiovascular.

Frequência

Os sopros cardíacos são muito frequentes em idade pediátrica, estando presentes na maioria das crianças, particularmente em idade escolar.

Causa

A maioria dos sopros são considerados fisiológicos (também chamados de “inocentes”) e não estão associados a nenhuma doença cardíaca. Raramente, em menos de 1% das crianças, pode ouvir-se um sopro produzido por uma doença congénita do coração.

Sinais e sintomas

Os sopros não são uma doença, são um sintoma. Associados aos sopros, podem existir outros sintomas que poderão ser sugestivos de doença cardíaca. Os bebés e crianças pequenas podem apresentar cianose central (coloração azulada da língua e boca), cansaço fácil, dificuldade respiratória e transpiração abundante da cabeça com o esforço, particularmente durante a alimentação e choro. Nas crianças mais crescidas e adolescentes, pode ser evidente a dificuldade em manter actividade física ligeira-moderada, como a ginástica escolar. Podem, também, ter queixas de dor no peito, palpitações e tonturas ou desmaios. As crianças com algumas doenças do coração podem não aumentar de peso adequadamente.

O que fazer

Na presença de um sopro inocente, a criança não tem indicação para nenhuma investigação clínica. São sopros que tendem a desaparecer com a idade.

Na suspeita de doença do coração, a criança deve ser observada por um especialista em Cardiologia Pediátrica.

Poderá ser necessário realizar alguns exames para confirmar ou excluir a presença de doença no coração, nomeadamente análises ao sangue, radiografia do tórax, electrocardiograma e ecocardiograma transtorácico.

Tratamento

O tratamento depende da doença em causa.

Os sopros inocentes não requerem nenhum tratamento ou seguimento. Os doentes têm alta e não precisam de respeitar qualquer restrição de causa cardíaca na sua vida diária nem têm limitações para a prática desportiva, nomeadamente de competição.

Algumas doenças do coração poderão requerer cirurgia cardíaca ou medicamentos para controlo dos sintomas e da evolução da doença (não existem medicamentos curativos).

Evolução / Prognóstico

Depende da doença em causa, se forem sopros patológicos.

Prevenção / Recomendações

A discutir caso a caso com o especialista em Cardiologia Pediátrica assistente.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail