Menu

Introdução

O que é uma ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) é um exame de diagnóstico médico que utiliza um campo magnético e a emissão de ondas de rádio para obtenção de imagens.

O equipamento de ressonância magnética induz um campo magnético que envolve a sua criança. Coloca-se uma antena sobre a área do corpo a estudar. O campo magnético e as ondas de radiofrequência aplicados alteram temporariamente o alinhamento dos protões das moléculas de água no organismo. Os computadores constroem a imagem com base nos sinais de radiofrequência emitidos pelos protões.

O exame de RM pode ser muito barulhento, mas é indolor. O tempo de duração é variável, podendo decorrer entre trinta minutos até aproximadamente 1 hora.

Porque se faz uma ressonância magnética?

A ressonância magnética permite a obtenção de imagens do corpo humano com um detalhe anatómico diferente de outras modalidades de imagem, como a ecografia e a tomografia computorizada.

Permite distinguir os tecidos e ajuda os médicos a estudar melhor, por exemplo, a cartilagem, músculos e ligamentos.

Um grande benefício em relação a outros exames de imagem -importante em idade pediátrica - é o facto de não utilizar radiação ionizante.

Como se realiza uma ressonância magnética?

Quais os profissionais que intervêm no exame?

  • Um conjunto de três ou quatro pessoas estão envolvidos no estudo de RM:
  • O técnico de radiologia (executa exame);
  • O enfermeiro/a (prepara a criança para o exame; punciona uma veia para administração da medicação necessária e contraste endovenoso);
  • O médico anestesiologista;
  • O médico radiologista (orienta tecnicamente o exame, interpreta as imagens e realiza o relatório).

Preparação para o exame

Seguir as instruções específicas para o exame

Responder com atenção ao questionário

Antes da realização da RM, é necessário o preenchimento de um questionário. É importante assegurar que não há riscos para a sua criança em realizar o exame. A criança deverá vir em jejum.

Informar a equipa médica acerca de qualquer implante metálico que o seu filho seja portador.

A RM utiliza um campo magnético forte; assim, a presença de um implante metálico pode prejudicar a segurança da sua criança. Informe a equipa médica de anteriores intervenções cirúrgicas, ou de lesões tenham resultado na colocação de implantes metálicos, tal como aparelhos metálicos dentários, placas e parafusos de fixação (por exemplo depois de fraturas ósseas), clips cirúrgicos ou piercings. No caso de implantes médicos, informe acerca do tipo de material e fabricante.

A criança pode necessitar de sedação ou anestesia geral.

Se a sua criança não tem possibilidade de se manter imóvel durante todo o estudo, poderá ser necessária sedação ou anestesia. Será informada/o do jejum necessário para a realização deste procedimento.

Caso se opte pela anestesia, será solicitada a intervenção do médico anestesiologista.

Pode ser necessário um acesso venoso para a RM

Determinados exames de RM são mais informativos quando se utiliza um contraste (líquido). O contraste é injectado através de uma veia.

Durante o exame

O equipamento de RM tem a forma de um túnel grande e largo. A criança tem que permanecer imóvel durante todo o exame.

O equipamento produz ruídos semelhantes ao bater de martelos. Todas as pessoas dentro da sala de exame utilizam auscultadores para proteger a audição.

O técnico fala com o seu filho através de um altifalante.

Poderá acompanhar a sua criança no decorrer do exame, dentro da sala.

Após o exame

Depois do exame de RM, as crianças que não foram anestesiadas têm alta, podendo ausentar-se do hospital. Se o seu filho foi sedado ou anestesiado, deverá permanecer no serviço durante algum tempo para vigilância clínica.

O seu médico assistente, após receber o relatório do exame de RM, falará consigo acerca do resultado do mesmo.

Prevenção / Recomendações

Explicar à sua criança o exame

Explique ao seu filho exactamente o que irá acontecer ao realizar RM. Explique o que ele irá ver, ouvir e sentir. Não esqueça: a RM é um exame indolor!

Quais os riscos?

O contraste é habitualmente muito seguro. Tal como outros medicamentos pode induzir, raramente, uma reacção. A equipa de RM vigia atentamente o seu filho no decorrer e no final do exame para verificar se existe qualquer intercorrência.

Os profissionais estão treinados para lidar com estas situações. Possíveis riscos de reacção ao contraste serão discutidos consigo antes de realizar a RM.

A reter
  • A RM é um exame de diagnóstico por imagem que não usa radiação ionizante. É indolor.
  • Informe a equipa de RM se o seu filho é portador de algum implante metálico.
  • O radiologista pediátrico interpreta as imagens do exame de RM e elabora o relatório que será enviado ao médico assistente.
  • O seu médico assistente irá discutir os resultados da RM consigo.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail