Menu

Introdução

Definição

Dificuldades de aprendizagem significativamente superiores ao esperado para o nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual, que se traduzem num conjunto de problemas no processamento de informação.

Frequência

A Perturbação Específica da Aprendizagem tem uma incidência na população escolar  de, pelo menos, 5% e é suscetível de gerar graves desvantagens de ordem pessoal, académica e profissional aos sujeitos por ela afetados.

Causa

A sua origem é neurobiológica, multifactorial, envolvendo factores genéticos e ambientais.

Sinais e sintomas

As dificuldades de aprendizagem específicas podem manifestar-se nas áreas da fala, da leitura, da escrita, da matemática e/ou da resolução de problemas, envolvendo défices que implicam problemas de memória, percetivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou metacognitivos. O diagnóstico de Perturbação Específica da Aprendizagem (DSM-5), correspondente às antigas  designações de Dislexia, Disgrafia e Discalculia, só deverá ser formulado quando é possível demonstrar que há uma discrepância específica entre as competências cognitivas do sujeito e as suas capacidades de aprendizagem. O diagnóstico é clínico e deve ser realizado por médico com experiência nesta área, com recurso a informação proveniente do paciente, da família, da escola e de eventuais avaliações realizadas por psicólogos ou terapeutas da fala. É fundamental uma observação clínica cuidadosa para excluir patologias que possam estar na génese das dificuldades observadas, como é o caso de alguns síndromes genéticos. Para além de afetarem as aprendizagens com respeito às áreas académicas, as dificuldades de aprendizagem apresentam repercussão comportamental a nível geral (familiar, escolar, lúdico).

O que fazer

Para terem sucesso, os alunos com dificuldades de aprendizagem devem ser identificados o mais precocemente possível, através de observações e avaliações especializadas que levem a intervenções específicas que envolvam não só a escola, como também a família e a comunidade.

Tratamento

Os alunos com Perturbações Específicas da Aprendizagem devem ser sujeitos a observações e avaliações cuidadas que levem à planificação de programas de apoio pedagógico individualizados.  

Evolução / Prognóstico

Por terem uma origem neurobiologica, e, por conseguinte, serem intrínsecas ao indivíduo, as Perturbações Específicas da Aprendizagem não desaparecem com a idade - são permanentes, apesar de ultrapassáveis.

Contudo, é importante ter em conta a forma como se manifestam e a gravidade, dado que estas duas características podem variar ao longo da vida de um indivíduo. A chave do sucesso estará na elaboração de programações educativas individualizadas que considerem ajustamentos e adaptações curriculares adequados às suas necessidades.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail