Menu

Introdução

Definição

Laringite aguda consiste na inflamação da laringe e região das cordas vocais que provoca tosse e rouquidão. Por vezes a inflamação pode levar à dificuldade em respirar que se traduz por um som agudo na inspiração chamado estridor.

Frequência

É mais frequente dos 6 meses aos 3 anos com um pico de incidência no 2º ano de vida e no Outono. É também mais frequente no sexo masculino.

Causa

É normalmente uma infecção viral, causada principalmente pelos vírus Parainfluenza.

Sinais e sintomas

A laringite inicia-se habitualmente por um quadro de constipação e febre, que evolui, normalmente em dois dias, para o início súbito de tosse tipo cão/foca, rouquidão, estridor e outros sinais de dificuldade respiratória (respiração acelerada, retracção costal ou balanceio da cabeça).

Os sintomas podem agravar durante o período nocturno, a agitação e o choro e podem aliviar com a exposição ao ar frio.

O que fazer

Deve proporcionar à criança um ambiente calmo, administrar antipiréticos se tiver febre, oferecer muitos líquidos e não insistir com a comida.

Quando ouvir estridor pode expô-la ao ar frio da rua/ ar frio do frigorífico.

Se apresentar sinais de dificuldade em respirar como estridor que não alivia com a exposição ao ar frio, respiração acelerada, balanceio da cabeça, retracção costal, palidez, cansaço ou alteração do comportamento deve dirigir-se a um serviço de urgência.

Tratamento

O tratamento essencial são as medidas de suporte referidas acima: minimizar os factores de agitação, administrar antipiréticos na presença de febre e oferecer muitos líquidos.

Para diminuir a inflamação da via aérea e dependendo da gravidade clínica poderão realizar, em meio hospitalar, uma terapêutica constituída por uma dose única de corticóide oral e/ou adrenalina em aerossol.

Por vezes pode ser necessário internamento, mas só em casos graves.

Evolução / Prognóstico

A sua evolução é auto-limitada podendo ter uma duração de 48h a uma semana. O prognóstico é muito favorável. A necessidade de internamento é pouco frequente e as complicações são incomuns.

Prevenção / Recomendações

Se a criança apresentar sinais de dificuldade respiratória deve ser observada no serviço de urgência.

Deve ter-se especial atenção a crianças com idade inferior a 6 meses ou crianças com o mesmo episódio diversas vezes num curto período de tempo – observação no serviço de urgência.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail