Menu

Introdução

Definição

O herpes genital consiste numa infecção sexualmente transmissível que se caracteriza pela presença de vesículas ou úlceras na região genital. Trata-se de uma infecção crónica sendo que o vírus permanece latente no organismo existindo períodos de reactivação. 

Frequência

Consiste numa das causa mais frequentes de úlceras na região genital e rectal.  

Causa

É provocada por um vírus denominado herpes vírus simplex (HSV). Existem dois tipo de vírus; o tipo 1 que consiste no principal causador de herpes orolabial e o tipo 2 que é responsável pela maioria dos casos de herpes genital. 

Sinais e sintomas

Os sintomas mais frequentes são: 

  • lesões vesiculares ou ulceradas na região genital; 
  • prurido vulvar;
  • disúria (ardor ao urinar);
  • sintomas sistémicos: febre, mialgias, cefaleias;

Esta infecção pode não apresentar sintomas. 

O que fazer

Perante a suspeita de uma infecção por herpes simplex é necessária avaliação por um médico experiente recorrendo a um exame ginecológico e exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do herpes genital consiste na realização de tratamento com medicação anti-vírica oral com aciclovir, valaciclovir ou famaciclovir. 

Evolução / Prognóstico

A infecção por herpes vírus sendo uma infecção crónica apresenta períodos de reactivação com surgimento de sintomatologia normalmente menos intensa do que num episódio primário. O risco de recorrência depende do tipo de vírus presente. Por vezes, em situações com elevado número de recorrências torna-se necessária a realização de tratamento a longo prazo.

Prevenção / Recomendações

Casais em que apenas um dos elementos apresenta infecção activa ou antecedentes de herpes genital deve utilizar método barreira ou evitar relações sexuais durante a fase activa. 

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail