Menu

Introdução

Definição

A ginecomastia consiste no aumento da glândula mamária no sexo masculino. Deve ser distinguida da pseudoginecomastia (ou adipomastia), que consiste na deposição de gordura sem aumento da glândula mamária e que é frequente nos obesos. 

Frequência

A ginecomastia tem uma distribuição por 3 picos: recém-nascido/lactente, adolescente e idoso. Assim, em idade pediátrica, pode surgir em cerca de 60-90% dos recém-nascidos e em até 70% dos adolescentes. 

Causa

A ginecomastia pode constituir um motivo de grande preocupação para os pais e para os jovens, mas é geralmente benigna e transitória.

No recém-nascido, a causa mais frequente é ginecomastia neonatal transitória, a qual resulta da transformação de algumas hormonas em estrogénios, pela placenta, que vão estimular a glândula mamária do recém-nascido. Esta situação resolve espontaneamente durante o primeiro ano de vida.

Na adolescência, a causa mais frequente é a ginecomastia peri-pubertária, a qual resulta de um desequilíbrio fisiológico entre os estrogénios e a testosterona. Geralmente surge entre os 10-12 anos e é mais evidente entre os 13-14 anos, altura em que os genitais externos se desenvolvem e o crescimento atinge a sua velocidade máxima. Na maioria dos casos, regride espontaneamente nos 18 meses seguintes. No entanto, pode persistir até à idade adulta. 

Nos obesos, pode surgir ginecomastia por excesso de conversão de testosterona em estrogénios no tecido adiposo e por deposição de gordura na mama.

As causas patológicas, mais raras, incluem: uso de fármacos ou drogas, doença renal ou hepática, desnutrição, hipogonadismo, tumores ou hipertiroidismo. 

Sinais e sintomas

Geralmente, a ginecomastia é bilateral. Pode ser simétrica ou assimétrica. 

É importante que seja definida qual a idade de aparecimento (nos recém-nascidos e nos adolescentes é geralmente benigna), se há escorrência de leite, se há dor ou tensão mamária, se há massas palpáveis ou sinais ou sintomas sugestivos de alguma doença crónica. Se a ginecomastia progredir rapidamente, é menos provável que seja fisiológica.

A ginecomastia deve ser distinguida da deposição de gordura (ou adipomastia) e isso é feito através da palpação da mama pelo seu médico.

O que fazer

Perante uma ginecomastia, deve procurar o seu médico assistente. O seu médico, após observação, dir-lhe-á se lhe parece mais provável uma causa fisiológica, como é a ginecomastia peri-pubertária, que só precisa de vigilância, de uma causa patológica, a qual precisa de investigação. 

Na maioria dos casos, não é necessário efetuar análises. Caso haja suspeita de alguma causa patológica, o seu médico irá requisitar algumas análises ao sangue, como o doseamento de algumas hormonas.

Raramente estão indicados exames de imagem.

Tratamento

Não há nenhum tratamento específico para a ginecomastia.

Nas causas fisiológicas, como a ginecomastia peri-pubertária, apenas está indicada vigilância e redução do peso, caso haja excesso de peso ou obesidade.

Em casos extremos, se a ginecomastia for muito grande, persistir para além do fim da puberdade, e existirem repercussões psicossociais importante, pode ser ponderada a hipótese de cirurgia (mastectomia).

Evolução / Prognóstico

O prognóstico da ginecomastia fisiológica é bom, com a maioria dos casos a regredir espontaneamente.

Prevenção / Recomendações

Uma vez que se sabe que há uma maior prevalência de ginecomastia nos obesos, é importante que se promovam estilos de vida saudáveis e que se combata o excesso de peso e a obesidade.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail