Menu

Introdução

A doença das membranas hialinas (DMH) é uma patologia pulmonar que afeta sobretudo recém-nascidos (RN) pré-termo, principalmente aqueles que nascem com peso inferior a 1000 gramas. É devida a deficiente produção de surfactante por imaturidade pulmonar.

O surfactante é uma substância que é produzida dentro dos alvéolos pulmonares e que permite que estes funcionem bem durante a respiração. Na ausência desta substância os alvéolos tendem a não se abrir tão facilmente e o ar que o recém-nascido inspira não consegue entrar nos alvéolos, pelo que o RN fica com “falta de ar”. 

A doença manifesta-se por dificuldade respiratória de grau variável. A DMH tende a ser tanto mais grave quanto mais pequena a criança e quanto mais baixa for a sua idade gestacional.

As grávidas em risco de parto pré-termo devem, sempre que possível, efetuar  um tratamento com corticosteroides, administrado antes de o bebé nascer, para promover a maturação pulmonar fetal de modo a que a DMH seja menos grave após o nascimento do bebé.

Evolução / Prognóstico

Logo após o nascimento os médicos utilizam aparelhos que ajudam o RN a respirar e é possível administrar surfactante nos pulmões, através de um tubo introduzido na traqueia. Este medicamento é extraído de animais e trabalhado pela indústria farmacêutica, e é utilizado para suprir a deficiência em surfactante dos grandes prematuros.

É frequente, também, o RN necessitar de oxigénio.

Nos casos mais graves o RN pode ter de ficar a respirar com ajuda de um ventilador durante vários dias. 

Grávidas com elevado risco de parto pré-termo, com menos de 28-30 semanas de idade gestacional, devem ser transferidas para um centro com cuidados perinatais diferenciados.

Os principais determinantes da evolução destes RN, são a vigilância da gravidez e a administração de corticoterapia, o local de nascimento (com ou sem cuidados perinatais diferenciados), a idade gestacional e o peso ao nascimento.

O prognóstico é geralmente bom.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail