Menu

Introdução

Definição

A desidratação corresponde a uma perda excessiva de água corporal. Os recém-nascidos (RN) são particularmente sensíveis a perdas de água já que 70% do seu corpo é composto por água. A hipernatremia corresponde a um aumento da concentração de sódio no organismo.

Frequência

A frequência é estimada em 1 a 2% dos recém-nascidos.

Causa

A desidratação hipernatrémica pode acontecer nos recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo, quando a produção de leite não é suficiente, ou quando o RN não consegue extrair o leite da mama.

O aleitamento materno exclusivo continua a ser o melhor para a mãe e para o bebé, desde que devidamente acompanhado.

Sinais e sintomas

Frequentemente os sintomas são pouco específicos e subtis. O RN pode aparentar menos vontade de mamar, com sucção mais débil. Pode estar irritável por períodos e prostrado (mole e pouco reactivo) noutros. Pode ter a pele amarela (icterícia) e muito seca. Tem menos urina e dejecções (estas podem ser ainda escuras como as do nascimento) e perdeu muito peso - ainda não recuperou o peso do nascimento aos 10 dias de vida e/ou continua a perder peso.

O que fazer

O RN deve ser observado por um profissional de saúde. Deve ser pesado para que se perceba quanto peso perdeu e pode precisar de análises ao sangue.

Tratamento

De acordo com a gravidade da situação o seu bebé pode precisar de ficar internado e de ser hidratado com soro. Em casos de menor gravidade pode precisar apenas de reforçar a alimentação com fórmula infantil mantendo vigilância do peso.

Se existirem complicações pode precisar de outros tratamentos.

Evolução / Prognóstico

A evolução depende muito da gravidade da situação. A maioria dos casos são ligeiros e têm evolução favorável. As situações mais graves têm pior prognóstico.

Prevenção / Recomendações

Se está a amamentar em exclusivo o seu bebé (o que é a prática recomendada), deve ter em atenção certos sinais:

  • Sensação de esvaziamento da mama após a amamentação;
  • O RN deve ter 6-8 fraldas molhadas por dia (com urina);
  • O RN deve ter 2-4 dejecções por dia;
  • Deve ser pesado entre o 3º e o 6º dia de vida e novamente até ao 10º dia (idealmente deve ter a primeira consulta de saúde infantil até ao 10º dia de vida).

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail