Menu

Introdução

O que é um clister opaco?

É um exame de RX que permite, utilizando um produto de contraste, visualizar do intestino grosso (cólon e recto).

Porque se faz um clister opaco?

Para detectar alterações morfológicas ou funcionais, não visualizadas no RX simples, responsáveis pelas queixas do seu filho.

Como se realiza um clister opaco?

Qual a equipa profissional que intervém no exame?

O Médico Radiologista: Orienta e acompanha o exame, interpreta as imagens, faz o relatório

O Técnico de Radiologia: Prepara o contraste, o material necessário, proporciona a visualização do exame e o registo das imagens.

O Auxiliar de acção médica (Assistente Operacional) prepara a sala, ajuda os actos médicos, colabora no posicionamento da criança, na limpeza do material e da sala.

Preparação para o exame

É desejável o intestino estar limpo antes do exame. O serviço de radiologia onde irá fazer o exame entrega-lhe um folheto com a preparação para o exame.

Atenção: Em certos casos pode estar contra indicada a preparação! Contacte o Médico Radiologista quando for marcar o exame caso suspeita da doença de Hirschsprung, colite, patologia cirúrgica aguda ou se a criança tem insuficiência renal, diabetes insípidos.

No nosso serviço (Hospital D. Estefânia, CHLO) recomendamos a seguinte preparação:

0-2 Anos

  • Na véspera do exame aplica um clister de limpeza suave à base de glicerina, adequado à idade;
  • No dia do exame repete o clister de limpeza e só ingere dieta liquida.

2-10 Anos

  • Na véspera faz uma dieta mole (passada) pobre em resíduos; à noite faz um aplica um clister de limpeza suave à base de glicerina, adequado à idade).
  • No dia do exame faz um clister de limpeza com água tépida (ferve ½ litro de água, arrefece até ficar tépida e procede à limpeza do intestino até que saia água limpa)
  • Toma um pequeno-almoço leve.

+ 10 Anos

  • Na véspera faz uma dieta pobre em resíduos (sem hortaliças, sem leguminosas, feijão, grão), à noite faz um Microlax (clister de limpeza à venda nas farmácias).
  • No dia do exame faz um clister de limpeza (ferve ½ litro de água, arrefece até ficar tépida e procede à limpeza do intestino até que saia água limpa)
  • Toma um pequeno-almoço leve.

Durante o exame

Neste exame, o médico radiologista introduz uma sonda num orifício natural (ânus) da criança e faz um clister por via rectal com um líquido radiopaco (visível ao raio X).

O exame é seguido em tempo real (fluoroscopia) à medida que o contraste progride de forma retrógrada no intestino. São feitas radiografias em diferentes incidências para estudar os vários segmentos do intestino preenchidos com contraste e após a evacuação. Em certos exames o estudo também é feito durante a evacuação.

Este exame pode durar entre 1h a 1h30.

O exame é doloroso?

Podem surgir cólicas intestinais

Após o exame

A criança pode voltar à sua actividade habitual.

Um resultado preliminar oral, mas não definitivo, poder-lhe-á ser transmitido caso o deseja pelo médico radiologista.

Após uma análise atenta do exame, o médico radiologista elabora o relatório. O seu médico assistente comunicará o resultado definitivo na consulta.

Prevenção / Recomendações

Explicar à sua criança o exame

Deve explicar à sua criança de forma simples o que acontece durante o exame. Tranquiliza –a  afirmando que estará sempre junto dela. O exame é indolor.

Quais os riscos?

Qualquer intervenção no corpo humano, mesmo conduzida com a máxima competência e segurança pode ter complicações.

Os Serviços de Radiologia dispõem de equipamento de radiologia e de reanimação de acordo com as normas de segurança em vigor.

Os riscos do clister são mínimos e as complicações são excepcionais. Pode surgir uma perfuração ou uma peritonite.

Qual é o risco da irradiação?

Nenhum risco foi demonstrado nos pacientes devido às doses de RX (radiação ionizante) muito baixas emitidas aos pacientes e as precauções para limitar ao mínimo a zona a examinar. Um clister opaco emite cerca de 2,5mSv ou seja o equivalente a um ano de exposição à radiação ionizante natural.

A formação dos Profissionais (Médicos, Técnicos; Enfermeiros; Assistentes Operacionais), o controlo rigoroso dos equipamentos e das salas de exame contribuem para que a dose de radiação seja a mais baixa possível para obter um exame com a qualidade suficiente para permitir o diagnóstico.

A reter
  • O clister opaco é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx) e permite o estudo do intestino grosso.
  • Pode necessitar de preparação, o intestino deve estar limpo. Seguir as recomendações do Serviço de radiologia.
  • É importante a colaboração da criança. Pode acompanha-la durante o exame caso não esteja grávida. Habitualmente é indolor.
  • O radiologista pediátrico realiza e segue o clister, interpreta o exame e elabora o relatório que será enviado posteriormente ao médico assistente.
  • O resultado ser-lhe-á comunicado e explicado pelo médico assistente.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail