Menu

Introdução

Definição

A bronquite refere-se à inflamação dos brônquios e é um componente de praticamente todas as doenças do aparelho respiratório. A bronquite aguda (BA) carateriza-se pela presença de tosse (com duração ≤2 semanas), e sinais de envolvimento do aparelho respiratório inferior, na ausência de doença respiratória crónica ou outra causa específica, como pneumonia.

Frequência

A BA, isolada ou em associação com outras infeções respiratórias, é uma das doenças mais frequentes em idade pré-escolar e é uma causa importante de hospitalização.

A incidência de BA em crianças de 0-4 anos de idade é de 12-20 episódios por 100 crianças por ano, com pico nos meses de Outono e Inverno.

Causa

Em cerca de 90% dos casos, a causa da BA é viral. Algumas bactérias podem também estar implicadas como causa da BA ou como complicação.

Sinais e sintomas

A tosse é o sintoma principal, e pode ser seca ou produtiva. Os sintomas acompanhantes mais comuns são a febre e, mais raramente, a pieira. 

O que fazer

Tranquilizar a criança e vigiar sinais de alarme que possam implicar uma observação médica, como: febre prolongada, falta de ar, dificuldade a respirar ou dor no peito.

Tratamento

A maioria dos doentes necessita apenas de tratamento sintomático, com antipiréticos e hidratação adequada.

Os medicamentos de venda livre para o tratamento da tosse (entre os quais os xaropes para a tosse) não apresentam qualquer benefício, havendo ainda o risco de causarem efeitos adversos importantes.

Em situações mais raras, pode estar indicada a utilização de broncodilatadores e/ou de antibióticos.

Evolução / Prognóstico

Na maioria dos casos, a doença resolve espontaneamente em 2 a 5 dias, até um limite de 3 semanas. A complicação mais comum é a sobreinfeção bacteriana.

Prevenção / Recomendações

A lavagem frequente das mãos e a evicção / afastamento de aglomerados populacionais são aconselháveis, como forma de prevenção da transmissão da maioria dos microrganismos que causam BA. A vacina da gripe está indicada nas crianças com doença crónica.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail