Menu

Introdução

Definição

A bronquiolite obliterante é uma doença crónica do pulmão em que ocorre inflamação e obstrução das vias aéreas mais pequenas.

Frequência

É uma doença rara nas crianças.

Causas

Pode ocorrer após uma infeção respiratória, sendo os vírus os principais agentes responsáveis. Também pode ocorrer após transplante (pulmonar ou de medula) ou ser secundária a outras doenças.

Sinais e sintomas

Numa fase inicial os sintomas são semelhantes a uma infeção respiratória com febre, tosse e dificuldade respiratória. A principal diferença é a persistência dos sintomas, sobretudo a tosse e dificuldade respiratória que se mantém por semanas e meses. As crianças têm habitualmente alterações persistentes na auscultação pulmonar e normalmente não há melhoria após terapêutica com um corticoide inalado.

Ao longo do tempo pode haver períodos de melhoria alternados com períodos de agravamento, mas a criança nunca chega a ficar completamente assintomática.

O que fazer

Se surgir algum dos sintomas ou sinais referidos acima o seu filho deverá ser observado por um médico de pediatria geral ou pneumologia pediátrica para esclarecer o diagnóstico com o pedido de alguns exames.

Tratamento

O tratamento depende da gravidade dos sintomas.

Se a criança apresentar os níveis de oxigénio baixos pode necessitar de um suporte de oxigénio. A fisioterapia respiratória também pode ajudar a melhorar a tosse e diminuir as secreções. Por vezes pode ser necessário fazer uma terapêutica com corticoides ou antibióticos orais, dependendo da evolução das manifestações clínicas.

Evolução / Prognóstico

As crianças com sintomas ligeiros normalmente melhoram quando chegam à adolescência. Por vezes, continuam a ter manifestações clínicas importantes. As crianças mais pequenas, habitualmente têm maior necessidade de internamento quando apresentam agravamento dos sintomas.

Prevenção / Recomendações

  • Deve ser cumprido Programa Nacional de Vacinação, quando indicado deve ser prescrita a vacina da gripe sazonal;
  • Evitar a exposição ao tabaco.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail