Menu

Introdução

Definição

A anemia neonatal é uma doença dos recém-nascidos (RN) que se caracteriza por valores baixos de glóbulos vermelho (GV) e hemoglobina (Hb). A função da Hb é transportar o oxigénio para os orgãos.

Frequência

A anemia neonatal é a doença do sangue mais frequente em RN.  

Causa

Após o nascimento, é frequente os RN terem anemia considerada normal, que resolve espontaneamente e sem sintomas – anemia fisiológica do lactente. Os RN prematuros têm uma forma mais prolongada e com valores mais baixos de Hb – anemia da prematuridade.

As causas de anemia neonatal são: hemorragia ou perda de sangue, destruição dos GV (processo que se denomina hemólise) ou diminuição da produção dos GV.  

Sinais e sintomas

Os RN com anemia podem apresentar palidez ou icterícia  (cor amarela da pele), cansar-se a mamar, não aumentar de peso e estar menos activos.

O que fazer

Na presença de sintomas deve contactar o médico assistente.

O médico pode diagnosticar anemia por uma análise ao sangue chamada hemograma. Existem testes específicos para diagnosticar os diferentes tipos de anemia.

Tratamento

O tratamento é de acordo com a causa e deve ser individualizado. Alguns casos poderão necessitar apenas de vigilância, outros de tratamento com ferro oral e por vezes é necessário transfusão de sangue.

Evolução / Prognóstico

A evolução e prognóstico dependem da causa da anemia. A anemia fisiológica do RN tem boa evolução. Alguns tipos de anemia precisam de seguimento em consultas especializadas.

Prevenção / Recomendações

Estar atento aos sintomas e sinais e procurar ajuda médica.

No primeiro ano de vida, bebés alimentados com leite materno devem iniciar alimentos ricos em ferro após os 6 meses de idade.

As informações da Pedipedia não substituem nem devem adiar a consulta pessoal com um profissional de saúde qualificado.

Mais informações.

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail