Menu

Introdução

Definição

A infeção por Neisseria gonorrhoeae é um problema global. Nos EUA é a 2ª doença mais reportada e a 2ª infeção sexualmente transmissível mais frequente. Gonorreia é causada pela bactéria Gram-negativa Neisseria gonorrhoaea e quando sintomática nos homens manifesta-se por uretrite e nas mulheres como cervicite. Quando não é tratada pode causar epididimite nos homens e doença inflamatória pélvica nas mulheres. Estas situações quando não resolvidas, poderão resultar em infertilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crónica. Menos frequentemente, a infeção gonocócica poder-se-á complicar numa situação invasiva, resultando na síndrome artrite-dermatite, artrite supurativa, endocardite e meningite.

Epidemiologia

A incidência global precisa da gonorreia é difícil de determinar devido a falha de sistema a nível da notificação. Em 2008, a Organização Mundial de Saúde estimou em 106 milhões o número mundial de casos de gonorreia na população adulta e o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) determinou a gonorreia como sendo a 2ª causa bacteriana mais notificada de infeção sexualmente transmissível na Europa, a seguir à infeção por Chlamydia trachomatis. Neste continente, o número de casos aumentou 62% desde 2008. Em 2012 foram notificados 47.387 casos de gonorreia em 29 países da União Europeia, com uma taxa de incidência global de 15.3/100.000 habitantes. Portugal tem uma das taxas mais baixas a nível europeu (≤ 1.5/100.000 habitantes), provavelmente devido às características intrínsecas da notificação passiva dos sistemas de vigilância que favorecem a subnotificação de casos. Os indivíduos que se mantêm infetados são os responsáveis pela manutenção da doença e pela resistência da mesma aos antibióticos.

História Clínica

Anamnese

Os fatores de risco para a gonorreia incluem: mudança recente de parceiro sexual, múltiplos parceiros sexuais, idade jovem, nível socioeconómico baixo, consumo de drogas e antecedentes de gonorreia. Existe uma forte associação com a infeção por HIV, sendo ambas catalisadoras de infeção. A Neisseria leva a ativação das células CD4 infetadas pelo HIV, resultando numa maior expressão e ativação destas. Neisseria gonorrhoeae é uma bactéria que infeta exclusivamente o homem e transmite-se por contacto sexual. Pode também ser transmitida ao recém-nascido durante o parto e resultar em infeção perinatal. Esta infeção ocorre por etapas começando por a bactéria se ligar à mucosa das células, invadindo-as, proliferando-se e causando uma resposta inflamatória local ou uma doença sistémica. A adesão celular pela bactéria   faz-se através de várias proteínas membranares, nomeadamente: PilC, Opa, PorB, LOS, L12 e Ng-OmpA. A seguir, a bactéria invade as células e esta característica permite-lhe proteger-se do sistema imunitário. A adesão e invasão do epitélio uretral implica as proteínas PilC e LOS e a nível do epitélio cervical, envolve o recetor tipo 3. Menos frequentemente, a infeção pode ser sistémica.

Exame objectivo

A infeção genital, nomeadamente a cervical é a mais frequente causada pela Neisseria. As infeções urogenitais possíveis são:

Cervicite – o colo do útero é o local mais comum para esta infeção na mulher e cerca de 70% das mulheres estão assintomáticas. Normalmente são 10 dias de incubação e quando há sintomas estes manifestam-se por prurido vaginal e corrimento mucopurulento e algumas mulheres podem ter episódios de hemorragia uterina anómala. A dor abdominal e disparêunia não são muito frequentes e quando estão presentes, deve-se suspeitar de infeção do aparelho genital superior. À observação, o colo do útero pode ter um aspeto normal ou apresentar-se hiperemiado e friável ao toque com a presença de corrimento mucopurulento com cheiro. No entanto, estas características não são patognomónicas desta infeção.

Uretrite – esta bactéria pode ser isolada na uretra em 90% das mulheres com cervicite, logo uretrite isolada é rara. Nas mulheres jovens, os sintomas são de disúria, urgência miccional e polaquiúria. Na maioria das vezes, a infeção acaba por ser assintomática.

Doença Inflamatória Pélvica (DIP) – ocorre em 10-20% dos casos de mulheres com cervicite, sendo a Gonorreia responsável por 40% de todas as DIP. Visto a elevada incidência de infeção assintomática, a DIP pode ser a 1ª manifestação. Os principais sintomas são dispareunia, dor pélvica e abdominal e hemorragia uterina anómala. Ao exame objectivo, a mobilização cervical e uterina são dolorosas tal como as áreas anexiais, no entanto é também um quadro inespecífico.

Perihepatite (Síndrome Fitz-Hugh-Curtis) – Inflamação da cápsula de Glisson que envolve o fígado e que pode estar associada a doença inflamatória pélvica causada pela Neisseria. Atualmente este síndrome associa-se mais comumente a infeção por Chlamydia trachomatis em cerca de 4%. Muito raramente pode apresentar-se no sexo masculino. Os sintomas mais comuns são dor pleurítica no hipocôndrio direito, náuseas, vómitos, febre e alterações ligeiras analíticas da função hepática.

Bartolinite –Inflamação das Glândulas de Bartholin que ocorre associado à Gonorreia em 6% por casos. A clínica é edema e tumefação vaginal associado a grande desconforto e dor.

Complicações na gravidez – A infeção urogenital gonocócica na grávida tem vindo a estar associada a corioamnionite, rotura prematura de membranas, parto pré-termo e aborto espontâneo.

A transmissão da infeção gonocócica materna para o recém-nascido ocorre em 30 a 50% dos casos e manifesta-se com faringite, artrite, conjuntivite e infeção sistémica.

Infeção ExtragenitalNeisseria gonorrhoeae pode infetar o reto e a faringe, no entanto as infeções nestes locais são tipicamente assintomáticas. Raramente, pode também disseminar-se e causar uma doença sistémica.

Proctite – No homem, esta infeção ocorre mais comumente no contacto sexual homossexual, sendo rara no homem heterossexual. Na mulher, é mais frequente, podendo esta ocorrer devido à infeção genital pela proximidade entre a vaginal e o reto, mesmo na ausência de contacto sexual. Em ambos os casos, a proctite é, na maioria das situações, assintomática, no entanto quando estão presentes, manifestam-se por: tenesmo, dor anoretal, obstipação, hemorragia e muco retal. A sintomatologia da proctite gonocócica não é distinguida de outras proctites infecciosas.

Faringite – Causada a maioria das vezes por contacto sexual e a sua incidência ronda os 2 a 6%. Predominantemente esta infeção é assintomática, mas pode estar presente tosse, odinofagia e adenopatias cervicais.

Infeção Disseminada – A disseminação da infeção ocorre em 0,5 a 3% dos casos e depende do sistema imunitário do doente e de fatores microbianos locais. Pode manifestar-se por um quadro de artrite purulenta ou tríade de tenosinovite, dermatite e poliartralgias. Meningite, endocardite e osteomielite são raras.

Conjuntivite – Ocorre mais comumente em recém-nascidos de mulheres infetadas não tratadas. Em adultos e adolescentes, casos esporádicos podem ocorrer devido ao contacto ano-genital. Os sintomas são hiperemia conjuntival, exsudado ocular e senão for tratada pode levar a úlcera da córnea com perfuração e cegueira.

Diagnóstico Diferencial

Outras infeções sexualmente transmissíveis como por Chamydia trachomatis, Trichomonas vaginalis, Mycoplasma genitalium, Herpes simplex e Sífilis podem manifestar-se com sintomatologia semelhante à Gonorreia, como tal é necessário valorizar também estes agentes patogénicos.

Outras infeções não sexualmente transmissíveis e quadros infeciosos também podem mimetizar a Gonorreia, nomeadamente doença inflamatória intestinal, doenças infiltrativas, entre outras.

Exames Complementares

Patologia Clínica

O quadro clínico associado à Neisseria gonorrhoeae normalmente é diagnosticado pela história clínica e exame objectivo. Na maioria das vezes, perante a suspeita desta infeção, é estabelecido o tratamento antibiótico empírico antes do diagnóstico microbiológico.

No entanto, o diagnóstico microbiológico é recomendado devido à baixa sensibilidade e especificidade no diagnóstico clínico. Perante a suspeita de gonorreia, deve fazer-se a pesquisa da Neisseria gonorrhoeae e também da Chlamydia trachomatis, devido à elevada prevalência destas duas co-infeções em mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos. O rastreio destas infeções é mais rentável em áreas com elevada prevalência destas infeções, evitando casos de doença inflamatória pélvica e infertilidade de causa tubária (podendo, inclusivamente em certas situações, dispensar o estudo das trompas com histerossalpingografia).

A PCR (reação em cadeia pela polimerase) deteta a presença de Neisseria na urina ou nas secreções do endocolo em 48h, sendo um teste bastante sensível e rápido. A sua deteção faz-se através da colheita do exsudado no endocolo e respetivo transporte em tubo seco. O método de colheita através do exsudado do endocolo ou da urina apresenta a mesma sensibilidade, pelo que, poder-se-á optar pela colheita da urina pois existem unidades de saúde que não têm disponível tubos secos para a colheita no endocolo.

A cultura também pode ser realizada principalmente em infeções persistentes e quando há suspeita de resistência ao antibiótico, sendo possível requisitar o TSA (teste de sensibilidade aos antibióticos), contudo demora mais tempo.

Quando a técnica por PCR não está disponível, poder-se-á utilizar o método de microscopia, pesquisa de antigénio e métodos genéticos.

Relativamente ao parceiro sexual, mesmo estando este assintomático, deve ser feito o rastreio da Gonorreia.

Em pacientes com sintomatologia extragenital, nomeadamente proctite, conjuntivite e faringite e com comportamentos de risco, deve ser feita colheita também destas mucosas e pedido o diagnóstico microbiológico.

Um número considerável de infeções a Neisseria é assintomática, como tal em doentes com fatores de risco, deve ser oferecido o rastreio. Consideram-se grupos de risco:

  • Mulheres e homens HIV positivos
  • Mulheres sexualmente ativas
  • Pacientes com múltiplos parceiros sexuais
  • Homens homossexuais
  • Pacientes sexualmente ativos que residam em áreas com elevada prevalência da infeção a Neisseria gonorrhoeae
  • Pacientes com infeções sexualmente transmissíveis anteriores

O diagnóstico nos pacientes assintomáticos é igual aos sintomáticos, no entanto no caso de pesquisa na uretra nos homens, aqui esta pode ter uma sensibilidade mais baixa.

Tratamento

Antibioterapia

O tratamento para a Gonorreia é antibioterapia e os princípios que devem ser seguidos são:

  • O antibiótico escolhido deve ser eficaz para todos os locais possíveis de infeção (eficácia >95%)
  • Bem tolerado
  • Recomendar o tratamento em dose única quando possível

Devido ao aumento da resistência aos antibióticos e à elevada co-infeção com Chamydia trachomatis, o tratamento da Gonorreia não complicada tornou-se mais complexo. Atualmente, recomenda-se:

  • Ceftriaxone 250mg intramuscular em dose única + Azitromicina 1g oral em dose única
  • Ceftriaxone 250mg IM dose única + Doxiciclina 100mg 12/12h  durante 7 dias em casos de intolerância à azitromicina (a resistência à doxiciclina é maior)

Existem outros esquemas alternativos, na ausência de ceftriaxone, intolerância a esta ou alergia à penicilina, tais como:

  • Azitromicina 2g oral dose única + Gentamicina 250mg IM
  • Cefotaxime 500mg IM dose única + Azitromicina 2g oral dose única

O tratamento da infeção extragenital, tais como proctite, faringite e conjuntivite é o mesmo, tal como nas grávidas, devendo aqui ser evitada a doxicilina devido ao seu efeito teratogénico.

Cirurgia

A cirurgia é reservada para os casos complicados de infeção a Neisseria, nomeadamente doença inflamatória pélvica complicada com abcesso tubo-ovárico que não cede à antibioterapia. O gold-standart deverá ser a laparoscopia diagnóstica com drenagem do abcesso e lise de aderências, tentando poupar as estruturas ováricas, principalmente em mulheres em idade reprodutiva.

Evolução

Os doentes que cumpriram o tratamento recomendado (combinação antibiótica com ceftriaxone) e ficaram assintomáticos, não requerem a realização de um teste para confirmar a cura. Contudo, é recomendado realizar a confirmação da cura em doentes que não fizeram a terapêutica com cefriaxone.

Os métodos usados para o teste de confirmação da cura são os mesmos do diagnóstico, no entanto se dor usado a cultura esta deverá ser realizada 7 dias após o término do antibiótico; no caso da PCR deve ser feita apenas 14 dias, pela maior possibilidade de falsos positivos.

Todos os doentes devem ser aconselhados a voltarem se os sintomas persistirem ou recorrerem devido à possibilidade de resistência antibiótica. A maioria das suspeitas da falha antibiótica, são reinfeções, como tal é recomendada a repetição do tratamento com o mesmo esquema (ceftriaxone + azitromicina).

Recomendações

Pacientes com o diagnóstico de Gonorreia estarão em risco para novas reinfeções e infeções por outros microorganismos, como tal devem ser aconselhados a serem reobservados 3 meses após.

Os pacientes devem também ser esclarecidos acerca dos seus comportamentos e fatores de risco, o uso de preservativo deve ser aconselhado e alertados para os sinais e sintomas de infeções sexualmente transmissíveis.

Bibliografia

  1. Epidemiology and pathogenesis of Neisseria gonorrhoeae infection, Gregory A Price, PhD et al, May 2016, UpToDate
  2. Clinical manifestations and diagnosis of Neisseria gonorrhoeae infection in adults and adolescentes, Khalil G Ghanem et al, May 2016, UpToDate
  3. Treatment of uncomplicated gonococcal infections, Heidi Swygard et al, May 2016, UpToDate

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail